SÃO BERNARDO GANHA PRIMEIRA PRAÇA DA CIDADANIA COM ESPORTE, LAZER E CURSOS GRATUITOS

SÃO BERNARDO GANHA PRIMEIRA PRAÇA DA CIDADANIA COM ESPORTE, LAZER E CURSOS GRATUITOS
O Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social, inaugurou nesta sexta-feira (29) a primeira Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Localizado no Jardim Planalto, o espaço reúne áreas de esporte, lazer, convivência e uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos para a população.

Com a entrega, São Bernardo passa a integrar a rede de Praças da Cidadania já instaladas em Guarulhos, Osasco, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Paraisópolis, Vila da Paz, Hortolândia, Itaquaquecetuba e Santo André. A nova unidade é a 11ª inaugurada no Estado.

O empreendimento ocupa área superior a 40 mil m² e oferece campo de futebol, quadras poliesportiva e society, pista de skate, academia ao ar livre, playground, piscina, pista de caminhada, área de jogos e salas de aula para qualificação profissional.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o espaço vai além do lazer: “Este é um local para a prática de esportes e convivência, mas não é só isso: acima de tudo, este é um espaço de capacitação e transformação”, afirmou.

A implantação contou com mais de R$ 20 milhões em investimentos, viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a CDHU. Após a inauguração, a Prefeitura de São Bernardo ficará responsável pela manutenção do espaço, enquanto o Fundo Social continuará a gerir a Escola de Qualificação Profissional.

Cursos e capacitação
A escola oferece formações nas áreas de moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração, com capacidade para até 120 alunos por dia. O objetivo é ampliar oportunidades, gerar renda e promover inclusão social.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, destacou: “É isso que buscamos em cada Praça da Cidadania: criar condições para que cada cidadão sonhe, alcance autonomia e tenha acesso ao mercado de trabalho”.

Sustentabilidade e expansão
O espaço também foi projetado com foco em sustentabilidade, com iluminação em LED, pisos permeáveis, jardins de chuva e sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Para 2025, estão previstas novas inaugurações em Embu das Artes, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

📸 Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *