SÃO BERNARDO INICIA MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM LANÇAMENTO DA CARTILHA DA IGUALDADE RACIAL

SÃO BERNARDO INICIA MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM LANÇAMENTO DA CARTILHA DA IGUALDADE RACIAL

A programação do Mês da Consciência Negra em São Bernardo do Campo foi aberta neste sábado (1º/11) com o lançamento da Cartilha da Igualdade Racial. O evento, realizado no CRI (Centro de Referência ao Idoso), marcou o início de uma ampla agenda de mobilização e valorização das tradições afro e afro-brasileiras.

O documento, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial, inclui legislação, informações sobre serviços e busca fortalecer as políticas afirmativas e o combate à discriminação.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, ressaltou que a luta por igualdade deve ser permanente. “Somos todos iguais. Enquanto ainda existir preconceito, vamos continuar mobilizados e trabalhando em políticas públicas que gerem oportunidades a todos os moradores. Pelo diálogo, com atitude, estamos construindo a São Bernardo da inclusão”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, destacou que a ação visa superar o passado e focar na inclusão. “Fomos um dia chamados de cidade racista. Isso é passado. Toda nossa equipe está empenhada para debater, propor e realizar ações inclusivas”, afirmou. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Zana Lima, também emocionou-se ao falar da importância da luta e do compromisso da gestão contra a discriminação racial.

O evento de lançamento da Cartilha no CRI sediou uma intensa programação cultural com atividades físicas, exposições e feira de artesanato com temática afro-brasileira.

Destaques culturais da abertura:

Tributos: Henry Paul fez tributo a cantores pretos; houve exposições de obras sobre Sabotage e a cantora Elza Soares.

Música e Dança: Apresentações do grupo de capoeira Paulicéia Cordão de Ouro e Mestre Mãozinha, Congada do Parque São Bernardo, BernôSambaRock, grupo Sorriso Negro e Escola de Curimba (Irmãos Arte).

Mobilização: Flashback com o professor Júnior Jackson, Zumba do projeto Dança e Vida, show de hip-hop com Danke Damasceno & Guriz Nyack e Anonimato Poético, dança do Raiz Ancestral, intervenção da Casa do Axé e samba com Preto Natanael.

A empreendedora Dani Max, que trabalha com moda afro e artesanato, participou da feira e ressaltou a necessidade de enfrentamento ininterrupto ao preconceito. “A gente quer poder para o povo preto. A gente quer lugar de fala. A gente quer ser respeitado simplesmente pelo que a gente é. Só pelo fato de existir”, declarou.

Até o dia 30 de novembro, a Prefeitura de São Bernardo promoverá mais de 90 atividades em sua programação, com grande foco na agenda cultural.

O ponto alto será o ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, promovido pela Secretaria de Cultura de 20 a 23 de novembro, das 14h às 22h, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (antigo Vera Cruz). O festival contará com 36 apresentações locais de música, dança e outras manifestações.

O destaque especial será em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com a apresentação da escola de samba Vai-Vai, que homenageará São Bernardo no Carnaval 2026.

A secretária de Cultura, Samara Dinis, afirmou que a programação valoriza o universo rico da cultura afro-brasileira, com atrações em grande parte selecionadas por meio de editais. “Na música, na dança, na literatura, na gastronomia, nos modos de vestir, de falar. Nossa programação apresenta esse universo rico e incrível, para inspirar e dar ainda mais visibilidade à luta por igualdade e respeito”, disse.

A agenda de novembro incluirá ainda:

– Marcha das Mulheres Negras.

– Palestras em unidades de saúde.

– Corrida de rua e aula de zumba temática.

– Apresentação de trabalhos pedagógicos de estudantes.

A programação completa será divulgada na próxima semana nos canais oficiais da Prefeitura.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC.

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *