SÃO BERNARDO REALIZA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE APÓS NOVE ANOS

SÃO BERNARDO REALIZA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE APÓS NOVE ANOS
A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo recebeu, no domingo (15), cerca de 500 pessoas para a 5ª edição da Conferência Municipal da Cidade, realizada após um intervalo de nove anos. O evento reuniu moradores, representantes de entidades de classe, movimentos sociais e o poder público para discutir metas e planos voltados à construção conjunta de políticas públicas e à organização urbana, com foco no desenvolvimento sustentável.

A conferência foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e teve como eixo central cinco temas principais: habitação e urbanismo; governança e participação social; infraestrutura e mobilidade; meio ambiente e mudanças climáticas; e cidades inteligentes. Ao todo, foram formuladas 25 propostas – cinco para cada tema – que serão encaminhadas à etapa estadual, prevista para os dias 27 e 28 deste mês, e posteriormente à conferência nacional, em outubro.

Além das propostas, foram eleitos delegados representantes de cada segmento para a conferência estadual.

Presente na abertura do evento, o prefeito Marcelo Lima ressaltou a importância do diálogo aberto com todas as forças sociais envolvidas na construção de uma cidade melhor. “Meu governo não vai ser pautado em ideologias, mas em quem quer o melhor para São Bernardo, o Estado e o Brasil”, declarou.

A secretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos, destacou a qualidade das propostas e o espírito colaborativo dos participantes. Segundo ela, o evento foi um exemplo de como a inovação social também pode surgir a partir das experiências da população. “O povo, os movimentos sociais e as famílias também são capazes de gerar propostas inovadoras. Isso demonstra a necessidade de diálogo constante com a sociedade”, afirmou.

A conferência foi encerrada com a aprovação unânime das propostas apresentadas, sem registro de conflitos, e com a expectativa de que o trabalho construído colaborativamente possa ter impacto positivo nas políticas públicas em âmbito municipal, estadual e nacional.

Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *