SÃO BERNARDO RECEBE LANÇAMENTO DO PROGRAMA SEJA PRO+ DE QUALIFICAÇÃO E EMPREGO
São Bernardo do Campo foi oficialmente escolhida, nesta segunda-feira (20/10), como uma das cidades-piloto para o lançamento do Programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego. A iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e apoio da Prefeitura. O anúncio foi realizado na unidade Sesi São Bernardo, com a presença do ministro Luiz Marinho e autoridades municipais.
O programa foca na retomada escolar e qualificação profissional, oferecendo 8 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em todo o Estado de São Paulo. A EJA Profissionalizante integra a conclusão da Educação Básica com a formação técnica, preparando os participantes para ingresso no mercado de trabalho.
“São Bernardo tem se destacado como cidade que oferece oportunidades reais para a população, conectando educação, qualificação e empregabilidade. Receber o lançamento do Seja Pro+ reforça nosso compromisso com um desenvolvimento que inclui as pessoas,” afirmou o prefeito Marcelo Lima.
A iniciativa contemplará, inicialmente, 12 unidades do Sesi em nove municípios paulistas. As inscrições abrem ainda em outubro, e o início das turmas será neste segundo semestre de 2025.
Integração com o Mercado de Trabalho
O diferencial do Seja Pro+ é a sua integração com a geração de renda. Os participantes terão acesso a conteúdos de formação escolar e profissionalizante. Ao final da capacitação, o Sesi enviará os dados dos concluintes ao Ministério do Trabalho para inscrição direta no Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando a colocação no mercado de trabalho.
O presidente do conselho nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, ressaltou o impacto social: “O Seja Pro+ resgata não só a formação escolar, mas também a autoestima e a chance de crescimento profissional. Em São Bernardo, essa política ganha ainda mais significado porque o município já tem um forte trabalho voltado à inclusão produtiva.”
Combate à Evasão Escolar
A expansão da EJA Profissionalizante atua como uma estratégia complementar para resgatar jovens e adultos que deixaram os estudos e buscam formação para melhores condições de trabalho. Em São Bernardo, o índice de evasão escolar no ensino regular em 2025 foi de 0,72%.
A Prefeitura também mantém um trabalho contínuo de estímulo à empregabilidade por meio da CTR (Central de Trabalho e Renda), que atua com intermediação gratuita de vagas, qualificação profissional e habilitação de seguro-desemprego.
Fotos: Igor Cotrim/PMSBC.

