SÃO CAETANO: GCM RECEBE CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

SÃO CAETANO: GCM RECEBE CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Segurança e da GCM (Guarda Civil Municipal), promoveu uma capacitação essencial para seus agentes, focada no atendimento, abordagem e encaminhamento adequado às mulheres vítimas de violência doméstica. O treinamento foi realizado na sede da corporação e contou com a participação de representantes da rede municipal de proteção.

O treinamento foi conduzido pela Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de São Caetano, Dra. Luciara da Conceição Campos, juntamente com o Secretário de Segurança e o Comandante da GCM, e teve a presença da coordenadora do CREAM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher), Maria Aparecida da Silva.

O principal objetivo foi aperfeiçoar o serviço dos GCMs, que frequentemente são os primeiros a chegar nas ocorrências de violência. A formação, desenvolvida pela Divisão de Ensino e Formação da GCM, abordou:

– A rede de equipamentos de proteção disponíveis no município.
– Protocolos de acolhimento e o fluxo de atendimento.
– Estratégias de orientação e encaminhamento seguro às vítimas.

A Delegada Luciara destacou a importância de “expandir essa etapa de aprimorar o atendimento” para que os guardas tenham pleno conhecimento da rede e possam prestar um serviço de excelência.

O Secretário de Segurança reforçou as políticas de proteção do governo municipal, mencionando o Smart Sanca Lilás e a importância da preparação dos agentes: “Muitas vezes vocês são os primeiros a chegar, e essa preparação é essencial. Ter essa bagagem no atendimento faz toda a diferença.”

O Comandante da GCM enfatizou que a violência doméstica é um problema coletivo e que o conhecimento adquirido deve ser carregado para a vida e repassado adiante.

São Caetano do Sul conta com uma rede robusta, que inclui:

– Patrulha Maria da Penha da GCM.
– CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).
– CREAM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher).
– CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
– Plajan (Plantão Jurídico de Assistência à Mulher, Idoso e Criança).

Recentemente, foram adicionadas camadas de proteção como o Smart Sanca Lilás (serviço exclusivo no Centro de Inteligência) e a agilidade na instalação do botão de acionamento no celular, liberado a partir do registro do Boletim de Ocorrência (BO) da agressão.

Foto: Ricardo Quiles/PMSCS

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *