SUMMIT AGENDA SP + VERDE: SÃO PAULO SERÁ EPICENTRO GLOBAL DE DEBATE SOBRE ECONOMIA VERDE

SUMMIT AGENDA SP + VERDE: SÃO PAULO SERÁ EPICENTRO GLOBAL DE DEBATE SOBRE ECONOMIA VERDE

Nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, São Paulo sediará o Summit Agenda SP + Verde, transformando o Parque Villa-Lobos no epicentro de um amplo debate sobre desenvolvimento sustentável. O evento, que contará com uma megaestrutura, é pré-COP e resultado da mobilização entre Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. São esperados cerca de 500 palestrantes e 10 mil participantes nos dois dias.

As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização.

Destaques e Lideranças no Palco Principal
O evento será aberto no palco “Economia Verde”, patrocinado exclusivamente pelo grupo Cosan, com um debate estratégico sobre a “Nova Visão da Economia Verde”. O painel de abertura contará com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e terá moderação do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

O palco principal receberá um vasto leque de líderes:

Autoridades: Prefeitos Ricardo Nunes (São Paulo), Dário Saadi (Campinas), Rogério Santos (Santos) e Rafael Piovezan (Santa Bárbara d’Oeste) discutirão o papel dos municípios no dia 5.

Lideranças Corporativas e Setoriais: CEOs da Cosan, Brendon Ramos (Via Appia/Rodoanel), Carlos Piani (Sabesp), João Brito Martins (EDP South America), Gustavo Estrella (CPFL) e Miguel Setas (Motiva) debaterão descarbonização e infraestrutura. Olavo Correa (AstraZeneca Brasil) apresentará o maior case colaborativo de reflorestamento da Mata Atlântica.

Setor Público Estadual: A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, participará do painel sobre infraestrutura como vetor de transformação socioambiental.

Aviação e Mobilidade: Gilberto Peralta (Airbus Brasil) e Juliano Noman (ABEAR) discutirão a aviação sustentável, enquanto André Salcedo (Motiva Trilhos) detalhará o potencial do transporte sobre trilhos.

Presenças Internacionais e Inovação
O Summit contará com nomes internacionais importantes, incluindo:

Jennie Cato (TRATON Group – Scania) e Luz Stella (Colombian Natural Gas Association), discutindo a descarbonização da matriz de transporte.

Katerina Elias-Trostmann (Salesforce), abordando segurança hídrica e clima.

Wolfgang Dieker (SAP), sobre tecnologias corporativas para mitigação climática.

Alberto Mina (MIND de Milão), compartilhando experiências em regeneração urbana.

A pauta de circularidade industrial terá destaque com Alvaro Lorenz (Votorantim Cimentos), e uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá ao Hub da Circularidade, com workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular.

Ciência, Cultura e Protagonismo Social
O evento reforça a integração entre ciência e políticas públicas com a presença de pesquisadores renomados, como Alexander Turra (USP/UNESCO), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo (USP/ex-Ibama), Carlos Nobre e Paulo Nobre.

O Summit também trará histórias de vida e protagonismo feminino:

Aretha Duarte: Montanhista e primeira mulher negra brasileira a escalar o Monte Everest, que financiará parte de sua expedição com material reciclável. Ela participará do painel “Protagonismo Feminino frente às Mudanças Climáticas”.

Laura Braga: Chef e liderança quilombola, que participará do painel “Conhecimentos Tradicionais pela Terra e pela Vida” e ministrará um workshop de culinária sustentável.

Cíntia Sanchez: Cozinheira e ativista da alimentação, que estará no painel “Inovar para Alimentar: Cidades Inteligentes e Segurança Nutricional”.

Heloisa Faria: Estilista e referência em moda autoral e sustentável, discutindo circularidade na indústria cultural.

David Schurmann: Cineasta e CEO da ONG Voz dos Oceanos, abordando a conservação marítima.

Hermes de Sousa: Diretor-presidente do Instituto Cacimba, discutindo engajamento social em comunidades no painel “Comunidades Ativas: Territórios de Esperança”.

Experiências e Serviço
Além dos debates, o Summit oferece 20 workshops de gastronomia sustentável, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena e shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal. Também haverá visitas guiadas gratuitas a cases de economia verde.

Evento: Summit Agenda SP+Verde
Data: 4 e 5 de novembro de 2025
Horário: Das 9h às 21h
Local: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada: Gratuita
Programação e Inscrições: www.agendaspmaisverde.org.br

Imagem: Agência SP

tv7cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *