URBANIZAÇÃO DO PARQUE IMIGRANTES TRANSFORMA REALIDADE DE FAMÍLIAS COM PROGRAMA PIONEIRO DE MORADIA

A rotina dos moradores do Parque Imigrantes, na região do Batistini – a quase 15 km do Centro de São Bernardo – está sendo transformada pelo Programa de Urbanização Integrada da Prefeitura. As intervenções estruturais levam ao bairro saneamento básico, abastecimento de água potável, drenagem, canalização de córregos, pavimentação asfáltica e regularização fundiária de lotes.
Como parte dos investimentos, 320 famílias em áreas de risco estão sendo removidas de suas antigas residências e destinadas a novas moradias por meio da Compra Assistida, modalidade vinculada ao programa federal Pró-Moradia.
Segundo a secretária municipal de Habitação, Frida Waidergorn, o modelo garante agilidade. “O uso desta modalidade foi estratégico, pois permite a retirada das famílias sem que precisem passar pelo aluguel social, enquanto aguardam a produção de unidade habitacional”, explicou.
São Bernardo foi a primeira cidade do País a utilizar a Compra Assistida para aquisição de moradias de interesse social, com recursos do FGTS. O programa disponibiliza até R$ 164 mil por imóvel, pagos pelo município em até 20 anos, sendo o valor máximo permitido de R$ 218 mil. As famílias contempladas arcam com parcela de até 20% da renda mensal, em prazo de até 30 anos.
“Além de garantir moradia digna, em local seguro, as famílias podem escolher o imóvel que desejam, dentro dos critérios estabelecidos. Em paralelo, a urbanização segue a todo vapor para regularizar e melhorar a vida de quem permanecerá no Parque Imigrantes”, completou Frida.
O bairro, ocupado irregularmente desde meados da década de 1980, está localizado em área de preservação ambiental, às margens da Represa Billings e próximo à Rodovia dos Imigrantes. No total, mais de 2.500 famílias serão beneficiadas pelo programa.
Entre as contempladas está Josefa Caetano, de 36 anos, que deixou sua casa na Viela Goiânia, próxima à represa, para um apartamento no bairro Baeta Neves. “Está sendo uma conquista muito grande sair daqui, onde vivi tantas dificuldades, como o frio e o medo das cheias da Billings. A Compra Assistida foi muito mais do que a gente podia sonhar”, relatou emocionada.
A prefeita Jessica Cormick acompanhou a mudança de Josefa e reforçou a importância do programa. “Fico muito feliz em estar aqui e comprovar o avanço dessa iniciativa pioneira no Brasil. É um programa que se preocupa com a vida das pessoas e chega, de fato, a quem mais precisa.”
Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC